sábado, 23 de janeiro de 2010

Liah - Novo CD "Livre"




Nascida no interior do Pará, Liah veio para o mundo com um talento nato. Ainda nem sabia andar e já se deitava no colo do pai para ouvir os seus discos, uma eclética salada musical que ia de Luiz Gonzaga a Cartola. Do colo do pai para o coro da igreja foi um pulo e aos três anos de idade Liah soltava sua voz na paróquia da pequena cidade de Tucuruí, mais conhecida por abrigar a maior hidrelétrica da região Norte. Aos onze, o próprio pai se rendeu e deu um violão para Liah no natal. Com ele, surgiu a compositora e aos doze anos uma dessas canções ficou entre as 24 melhores músicas de um expressivo festival de Música Popular Brasileira no Pará. Detalhe: mais de 3000 músicas foram inscritas. Foi sua primeira experiência de palco para um grande público. Quando acabou de cantar e ela ouviu o último aplauso, Liah teve certeza que nascera para aquilo. Mas onde morava seria complicado; cidade pequena, longe de tudo, poucos espaços. E então, em 1994, ela seguiu para a casa dos tios em Santa Catarina. No Sul, estudou dança, violão clássico, tocou em bandas, bateu ponto em vários barzinhos e participou de mais festivais de musica. “Foi uma época muito importante pra minha formação. Tive contato e conheci vários estilos musicais, não só a obra de grandes compositores e intérpretes brasileiros como também artistas internacionais que passei a admirar”, ela conta.

Em 2000 foi pra São Paulo em busca do seu sonho. Chegando lá seu interesse pela sétima arte despertou e participou de um musical depois de um breve curso na oficina dos menestréis. Paralelamente a isso Liah se apresentava em casas noturnas e bares.

Em 2002, Liah já era uma compositora renomada por ter algumas de suas musicas gravadas por grandes artistas brasileiros. Em 2003, veio o primeiro contrato com a gravadora (EMI) que rendeu seu primeiro disco, lançado no ano seguinte, garotas choram demais e poesia e paixão entraram pra lista das mais tocadas naquele ano . Em 2005, “Perdas e Ganhos”, seu segundo álbum foi para as prateleiras, com a produção assinada por Marcelo Sussekind, teve “tarde demais” na trilha de malhação, alem do convite do cantor italiano “Tizziano Ferro” para que Liah gravasse um dueto em sua musica “tarde negra”.

Atualmente gravando seu terceiro álbum, Liah, musicista e compositora, esta alçando novos vôos ao assinar pela primeira vez a produção do seu disco, juntamente com seus parceiros Dan Sebastian e Cesar Santos. “ Estou amadurecendo e pela primeira vez acho que consegui expressar da maneira mais livre possivel minhas influencias musicais que passeiam pelo pop, folk, rock e musica brasileira. Ja morei em tantos lugares, sinceramente não sei se é minha vida que impulsiona a minha música ou vice-versa”. Pois para os que ouvem sua voz inconfundível Liah, dá na mesma.

Alexandre Horta - Jornalista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Obrigada!