quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Rosana agora é Rosanah Fienngo

Rebatizada de Rosanah Fienngo, cantora voltou à parada com hit em 'Caras e Bocas'.

'Lovin' You', música-tema de Dafne e Gabriel , promoveu as pazes da intérprete com o sucesso. 'A solidão é tão intensa quanto o sucesso', diz.

Rosana será sempre a "Deusa" para os fãs de "O amor e o poder". Mas ela decidiu se rebatizar e agora atende pelo nome de Rosanah Fienngo. Assim mesmo com 'h' no final e dois enes no Fienngo, sobrenome de origem espanhola até então limitado à certidão de nascimento.

E parece que a mudança de nome e sobrenome deu sorte. A cantora emplacou, na trilha sonora de "Caras e Bocas", um hit daqueles que não saiam da cartola desde a época de "Mandala" e "Roda de Fogo". "Lovin' You', sucesso dos anos 70 na voz de Minnie Riperton e gravado por Rosanah num insight, embalou os beijos de Dafne (Flávia Alessandra) e Gabriel (Malvino Salvador).



Animada com o topo das paradas, a cantora está produzindo um novo CD para este semestre, mas arruma tempo para se dedicar ao filho Davy (11), para cuidar do espírito (é evangélica) e do corpo. Aliás, ela continua inteirona aos 41 anos (controversos, pois até no site oficial existem duas datas de nascimento, 1968 e 1962).

EGO - Você teve um sucesso na novela "Caras e Bocas", uma versão de "Lovin' You". Por que decidiu gravar esta música?
Rosanah Fienngo - Canto esta música desde pequena, era fã da Minnie Ripperton. Gravei a música no começo da minha carreira em uma versão em português (feita por Ronaldo Bastos, com arranjos de César Camargo Mariano). Ela estava no meu CD "Coração selvagem" e se chamava "O dom do nosso amor". Gravar "Lovin' You" em inglês foi um insight. Estava em Nova York com uns amigos, e a gente acabou gravando, mas foi uma coisa sem compromisso, entre amigos.

E como essa gravação chegou até a novela?
Rosanah Fienngo - Procurei o Jorge Fernando para colocar uma música nacional na novela, mas já tinha fechado a trilha. Aí lembrei de "Lovin' You", e ele falou: "Manda pra mim já, adoro." Aí ele falou que ia ser tema do casal central da trama, Flávia Alessandra e Malvino Salvador. Fiquei com um pouco de medo do mercado porque era em inglês. As pessoas podiam pensar: "Qual é a dela cantando em inglês?"

Você tem essa música gravada, mas ainda não tem CD pronto. Por quê?
Rosanah Fienngo - Eu estou preparando o CD e o DVD. Essa música deve ficar na mídia, segundo os radialistas, por mais seis meses,m e nesse período eu pretendo lançar o CD. Ainda não tem nome, nem data certa.

Agora você adotou o nome Rosanah Fienngo. Por que decidiu mudar?
Rosanah Fienngo - Decidi porque sonhei três vezes com Rosana escrito com 'h' e fiquei bolada, griladíssima. Sonhei com ele escrito em néon, vi uma criança escrevendo. Mas o problema não era nem sonhar, era sonhar o mesmo sonho várias vezes. Achei que eu estava até com alguma problema, com algum distúrbio neurológico.

E o Fienngo?
Rosanah Fienngo - É o meu sobrenome mesmo, mas é escrito com um "n" só. Eu botei o outro para poder dar a soma de número 14, que é meu número simpático. No CD da novela, acabou saindo meu nome errado, com um "n" só, mas é a 14ª faixa.



Nos anos 90, você deu uma sumida. Por quê?
Rosanah Fienngo - Teve o nascimento do meu filho, mas não foi só isso, não. Tinham coisas que eu não tinha feito que gostaria de fazer. Em 96, acabei fazendo faculdade de Educação Física. Depois fiquei grávida (Davy nasceu em 1998). Ia com barrigão para a faculdade. Mas nunca parei de fazer shows.

Quando seu filho nasceu, o que mudou na sua vida?
Rosanah Fienngo - Muda um monte de coisa. Eu me atirava muito nas coisas antes de ter o Davy, depois passei a ficar mais contida.

Se atirava em quê? Relações? Trabalho?
Rosanah Fienngo - Eu me atirava no trabalho, não media sacrifício. Não me preocupava se iria dar certo ou não. Depois que ele nasceu, comecei a pensar na consequência dos meus atos.

O seu filho foi planejado?
Rosanah Fienngo - Foi planejado por Jesus. Jesus que armou essa pra mim. Aliás, Jesus tem armado cada coisa pra mim ultimamente...

Você virou evangélica?
Rosanah Fienngo - Eu frequento uma Igreja (evangélica) há cinco anos. Fui batizada na Renascer. Gosto muito de entender tudo. Já fui budista, shintoísta... Hoje sou Jesus total porque parte tudo dele. Não adianta você ficar dando volta, você precisa de apoio espiritual.

Você é casada?
Rosanah Fienngo - Já fui sim, duas vezes. Uma delas com o pai do Davy. Mas agora não estou com ninguém, estou casada com a minha música. Vivendo 24 horas para a minha carreira.

A internet te ajudou no retorno que você fez no ano 2000?
Rosanah Fienngo - Muito, ela renovou o público. Faço show para uma galerinha mais nova. A internet renova sua vida, o pessoal pode ver meus clipes, minhas músicas. Então tudo passa a ser de hoje, passa a ser atual.

Vi você recentemente em um programa de auditório com um corpão, estava até com a barriga de fora. O que faz pra manter a forma?
Rosanah Fienngo - Faço um monte de coisa, musculação, nado bastante... E nisso também o Davy é companheiro. Ele fazendo abdominal é a coisa mais hilária. Não gosto muito de dieta, mas procuro comer muita coisa saudável. Sou meio natureba mesmo, não como carne vermelha.

Você já teve ajuda de alguma cirurgia plástica pra ficar em forma?
Rosanah Fienngo - Já fiz lipoaspiração, lipo é uma boa aliada.

E no rosto?
Rosanah Fienngo - Já fiz algumas coisas, sim. Fiz endermologia facial (técnica que associa a drenagem linfática e massagem por ultrasom), fiz pieling profundo. Botox nunca fiz.

Quantos anos você tem?
Rosanah Fienngo - 41.

Nossa, que novinha. Você estourou cedo então ("Nem um toque", o primeiro grande sucesso é de 1986)?
Rosanah Fienngo - Sim, com uns 18 anos. Tanto é que eu deixei de fazer muita coisa por causa da carreira.

Você deu uma pirada por fazer tanto sucesso tão novinha?
Rosanah Fienngo - Eu pirei. Eu não tinha tempo de curtir o sucesso, e isso me deixou agoniada. Um trabalho puxa o outro. Aí você para e pensa: "O que eu curti disso?". Aí dá um branco danado. Sozinha no quarto, dá solidão. A solidão é tão intensa quanto o sucesso.


E o Davy te ajuda nisso?
Rosanah Fienngo - Quando ele nasceu, neutralizou todo tipo de carência que eu tinha. Eu tinha muita carência.

Renata Sakai Do EGO, em São Paulo
Matéria do dia 09/01/2010





Um comentário:

  1. Cara tudo bem, canta pra cacete, mas ficou com uma cara de travecão, há ficou...

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.
Obrigada!